Pular para o conteúdo principal

Faxineira denuncia humilhação por moradores de edifício: 'Mandaram eu me colocar no meu lugar'


Discussão aconteceu após auxiliar de serviços gerais pedir que uma moradora utilizasse a entrada lateral, regra de praxe para aqueles que estejam voltando da praia. Caso aconteceu em Praia Grande, no litoral paulista. Faxineira denuncia ter sido por moradores de edifício em Praia Grande, SP, ao orientar mulher sobre a entrada correta do condomínio Arquivo/Projeto Dona Imperatriz/ Divulgação Uma auxiliar de serviços gerais de 37 anos registrou um boletim de ocorrência por ameaças e injúria recebidas ao pedir que uma mulher, que voltava da praia, para que utilizasse a entrada correta no edifício onde ela trabalha em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ao G1, a mulher, que preferiu não se identificar com receio de retaliações, contou que foram dois episódios de humilhação. Ambos aconteceram na semana passada, no edifício de apartamentos residenciais no bairro Mirim, onde ela trabalha. "Falaram que eu sou faxineira, que eu deveria ficar no meu lugar de faxineira. Me mandaram calar a boca e que minha vida ia ficar difícil depois disso [...] Se eu fosse branca, tenho certeza que teriam mais simpatia comigo. Dava pra ver no jeito que ela falava", desabafou. Tudo começou quando a mulher, que estava limpando o saguão de entrada do edifício, notou que uma moradora estava voltando da praia pela entrada social. "Em nenhum momento mandei ela voltar ou coisa assim. Eu estava orientando ela para que, na próxima vez, ela soubesse por onde passar. Tenho ordem do síndico", relatou. "Ela simplesmente virou pra mim e disse: 'cala a boca, eu entro e saio por onde eu quiser. Minha mãe pagou R$ 300 mil no apartamento aqui, eu faço o que quiser aqui dentro''", relembra. "E começou a gritar e a me mandar calar a boca, na frente de todas as outras pessoas que estavam por lá". Orientada, a auxiliar de serviços gerais decidiu registrar a ocorrência na ata do condomínio. Na manhã seguinte à primeira situação, a auxiliar conta que recebeu um telefonema de sua empregadora pedindo para relevar a situação. "Aceitei, decidi deixar pra lá", comenta. No entanto, na mesma manhã, a família da mesma moradora a procurou. A mãe, o pai e o irmão da mulher surgiram no edifício para continuar a discussão. "Vieram transtornados, agressivos. Começaram a rajar injúrias e a me ameaçar. Perguntaram quem eu era pra mandar a filha dela voltar pra trás", contou. Ainda segundo a auxiliar, ao tentar explicar a situação para a família, ela era constantemente interrompida com mais humilhações. "Me mandavam calar a boca, que ela não ia acreditar em uma faxineira, disse que sou faxineira e deveria ficar no meu lugar, de faxineira". "Fiquei paralisada, pensando 'meu Deus, qual é o meu lugar de faxineira? Qual é esse lugar que a faxineira tem?' Fiquei pensando qual é esse lugar que a faxineira tem que frequentar, onde eu deveria estar pra essa gente", desabafou. "Eu sou negra. Ela olhava pra mim querendo [me xingar], mas ela se segurava. Se eu fosse branca, eu acho que teria um pouco mais de empatia", disse. Ainda, a mãe a teria ameaçado dizendo que usaria o dinheiro dela para "complicar a vida" da auxiliar de serviços gerais. Preocupada, a mulher vítima das agressões verbais decidiu registrar um boletim de ocorrência no 1º DP de Praia Grande, por injúria e ameaças. Ela deve voltar à delegacia para representar formalmente contra a família em breve. O G1 não conseguiu localizar a família acusada de ameaçá-la e humilhá-la até a publicação desta matéria. VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1

Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2021/08/31/faxineira-denuncia-humilhacao-por-moradores-de-edificio-mandaram-eu-me-colocar-no-meu-lugar.ghtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escultura de dinossauro que viveu há milhões de anos na região é instalada em praça de Uberaba

Réplicas de uma Maniraptora protegendo seus filhotes foi criada pelo paleoartista Rodolfo Nogueira. Escultura Maniraptora Uberaba TV Integração/Reprodução A escultura em tamanho real de uma Maniraptora protegendo seu ninho foi instalada nesta terça-feira (22) na praça Manoel Terra, em frente a Igreja Santa Rita, em Uberaba. A espécie de dinossauro carnívoro viveu há 65 milhões de anos na região. Esculturas de filhotes de dinossauros serão instaladas na região central de Uberaba De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, a réplica batizada de "Alice" corresponde a outra escultura de um macho, que se encontra no museu dos dinossauros, em Peirópolis. Em 2004, uma garra da mão do animal foi escavada e estudos posteriores revelaram que se tratava de um dinossauro de cerca de dois metros de comprimento, com plumas e pertencente ao grupo de dinossauros que deram origem às aves, parente dos velociraptores. As representações, que fazem part

Após susto, cirurgia e orações, 'Diabão' do litoral de SP revela origem do nome

Michel Praddo, de 46 anos, conta que o apelido surgiu após ele ser 'repreendido em nome de Jesus' por uma mulher em Praia Grande. 'Diabão' relatou na web como surgiu nome pelo qual ficou conhecido Reprodução/Redes Sociais Michel Praddo, de 47 anos, conhecido como 'Diabão', revelou nas redes sociais a origem do nome pelo qual ficou conhecido. Segundo o morador de Praia Grande, no litoral de São Paulo, o apelido surgiu após ele ser "repreendido em nome de Jesus" por uma mulher. Depois de passar por complicações recorrentes de uma abdominoplastia, precisando ficar internado por um período, ele relembrou a história ao G1 nesta segunda-feira (12). Segundo Michel, há cerca de cinco anos, quando ele de fato começou a maior parte das modificações corporais, ele estava próximo a um estúdio de tatuagem quando viu um idoso machucado, perto de um ponto de ônibus. Na ocasião, ele estava sozinho. Para ajudar, ele deu carona ao homem de bicicleta, até uma unidade de

'Berçário' das baleias jubartes, Bahia concentra maior parte da espécie durante temporada de reprodução; VÍDEO

Baleias começaram a ser vistas em junho e devem ficar no Brasil até outubro ou novembro. Arquipélago de Abrolhos, no sul baiano, é local preferido delas. Salto de baleia jubarte em Salvador em julho deste ano Enrico Marcovaldi/ Projeto baleia Jubarte Entre os meses de julho e novembro, as águas calmas e quentes do litoral baiano são cenário das acrobacias e cantos das baleias jubartes. Todo ano, as ilustres visitantes viajam por cerca 2 meses, da Antártida até o Brasil, para acasalar, reproduzir, e dar um show para quem tem o privilégio de vê-las. Baleias jubarte começam a chegar ao litoral da Bahia "São cantoras de ópera e dançarinas acrobáticas. Dentre as espécies, são as mais exibidas. Geralmente, os machos cantam para seduzir e copular, mas é também uma forma de comunicação", explica Enrico Marcovaldi, um dos coordenadores do Projeto Baleia Jubarte, que monitora a espécie há 32 anos. Baleia jubarte exibe a cauda em Praia do Forte, na Bahia. Registro foi feito neste mês d